
Quando se fala de inovação a abordagem é normalmente redutora. Vale a pena então sistematizar as 12 dimensões da inovação que podem ser desenvolvidas dentro das empresas ou organizações, sempre numa perspetiva de diferenciação e criação de valor.
- OFERTA: Desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
- PLATAFORMA: Utilizar a mesma plataforma tecnológica ou componentes para criar novos produtos;
- SOLUÇÕES: Através da combinação de produtos, serviços e informação, criam-se soluções integradas para responder às necessidades do público;
- CLIENTES: Identificar públicos ou segmentos com necessidades não satisfeitas;
- EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR: Repensar a interação da empresa com os públicos. Criar novas experiências e sensações aos clientes;
- CAPTURA DE VALOR: Redefinir como a empresa é remunerada pelos seus produtos e serviços;
- PROCESSOS: Redesenho dos processos para aumentar a eficiência;
- ORGANIZAÇÃO: Mudanças na estrutura de funcionamento da empresa. Pode envolver a alteração do objetivo da atuação ou da forma como está organizada;
- CADEIA DE FORNECIMENTO: Pensar diferente sobre fornecimento, movimentação e entrega dos produtos ou serviços;
- PRESENÇA: Criar novos canais de distribuição ou locais em que os produtos ou serviços podem ser oferecidos;
- RELACIONAMENTOS: Criar uma nova ligação entre a empresa e os seus clientes de forma a criar maiores benefícios ou aumentar a eficiência no atendimento;
- MARCA: Utilizar a marca como alavanca para novas oportunidades em outros setores.