fbpx

As dimensões da Inovação

Quando se fala de inovação a abordagem é normalmente redutora. Vale a pena então sistematizar as 12 dimensões da inovação que podem ser desenvolvidas dentro das empresas ou organizações, sempre numa perspetiva de diferenciação e criação de valor.

  1. OFERTA: Desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
  2. PLATAFORMA: Utilizar a mesma plataforma tecnológica ou componentes para criar novos produtos;
  3. SOLUÇÕES: Através da combinação de produtos, serviços e informação, criam-se soluções integradas para responder às necessidades do público;
  4. CLIENTES: Identificar públicos ou segmentos com necessidades não satisfeitas;
  5. EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR: Repensar a interação da empresa com os públicos. Criar novas experiências e sensações aos clientes;
  6. CAPTURA DE VALOR: Redefinir como a empresa é remunerada pelos seus produtos e serviços;
  7. PROCESSOS: Redesenho dos processos para aumentar a eficiência;
  8. ORGANIZAÇÃO: Mudanças na estrutura de funcionamento da empresa. Pode envolver a alteração do objetivo da atuação ou da forma como está organizada;
  9. CADEIA DE FORNECIMENTO: Pensar diferente sobre fornecimento, movimentação e entrega dos produtos ou serviços;
  10. PRESENÇA: Criar novos canais de distribuição ou locais em que os produtos ou serviços podem ser oferecidos;
  11. RELACIONAMENTOS: Criar uma nova ligação entre a empresa e os seus clientes de forma a criar maiores benefícios ou aumentar a eficiência no atendimento;
  12. MARCA: Utilizar a marca como alavanca para novas oportunidades em outros setores.