
As redes sociais são, atualmente, uma ferramenta essencial para qualquer negócio. E sabe porquê? Porque contribuem para uma relação mais próxima entre a sua empresa e os seus clientes e potenciais clientes, sendo uma ótima forma de obter feedback, e permitem ainda a divulgação dos seus produtos e serviços.
Desta forma, se quer fazer uma boa gestão da reputação do seu negócio através das redes sociais, é importante que não se esqueça das seguintes dicas:
1 – Monitorize o que dizem sobre si
No que respeita aos canais digitais, o primeiro passo para uma boa gestão reputacional é a monitorização de todas as conversas que envolvem a sua empresa. Para tal, as ferramentas de Social Listening são uma excelente opção, visto que permitem monitorizar menções, palavras-chave e hashtags específicas associadas ao seu negócio.
Assim, além de avaliar aquilo que dizem sobre a sua empresa, a monitorização das redes sociais oferece ainda boas oportunidades de interação com a sua comunidade, promovendo uma boa ligação. Contudo, não se esqueça que essas interações devem ser sempre fiéis à identidade da sua empresa.
2 – Responda a todos os comentários e reviews
As redes sociais são, hoje em dia, o local onde os clientes e potenciais clientes partilham as suas experiências com determinada marca. Posto isto, certifique-se que cada comentário, mensagem ou review tem uma resposta!
Sabia que, ao responder às interações nos canais digitais, as empresas demonstram o seu compromisso com o atendimento ao cliente e transmitem uma boa imagem, mesmo que se trate de uma crítica negativa? Por isso, se quer proteger a sua reputação e angariar novos clientes, dar resposta aos comentários e mensagens é indispensável.
3 – Destaque as reviews positivas na suas plataformas digitais
As reviews e os comentários positivos presentes nos canais digitais da sua empresa são cruciais para a sua gestão reputacional. Isto porque os relatos de clientes reais são muito mais credíveis do que os conteúdos produzidos pelas empresas! Desta forma, além de agradecer o feedback positivo que recebe, não se esqueça de destacar, em todas as suas redes sociais, as experiências relatadas.
Assim, com mais de 90% dos clientes a considerar os comentários que encontra nas redes sociais como parte da sua decisão de compra, é crucial que adote uma abordagem proativa no que respeita à gestão da reputação do seu negócio no online.