fbpx

Aplicação portuguesa vai ajudar a reduzir a pegada ecológica dos hotéis

Existe apenas um Planeta Terra e, por isso, ser mais sustentável e reduzir a pegada ecológica é indispensável. Nesse sentido, com o objetivo de consciencializar para o impacto das estadias, nasceu a Nøytrall, um dispositivo que permite aos hotéis e aos hóspedes saber exatamente os recursos que estão a consumir.

Desenvolvida por uma startup portuguesa, esta inovadora plataforma consegue medir a pegada ecológica dos quartos de hotel, nomeadamente no que diz respeito aos consumos de água e eletricidade. Desta forma, a Nøytrall disponibiliza um sistema de monitorização do consumo dos hóspedes, ajudando estes e os hotéis a tornarem-se mais sustentáveis e a reduzir a pegada ecológica das estadias. 

Com comunicação por Wi-Fi e acessível através da cloud, a Nøytrall funciona através da implementação de uma série de contadores nos quartos de hotel. Assim, ao monitorizar exatamente os recursos energéticos e de água que estão a ser consumidos em cada quarto, torna-se possível informar o hotel e os hóspedes dos gastos registados. Associado a este sistema, existe também uma app que permite aos hóspedes aceder à sua reserva e consultar o seu histórico de consumos, o que possibilita o cálculo da sua pegada ecológica. 

A Nøytrall pretende também ajudar os hotéis a preparar novas tarifas mais sustentáveis, transparentes e justas. Desta forma, separar o consumo dos hóspedes do preço base do hotel ou oferecer descontos na estadia em função dos consumos reduzidos são algumas das opções em cima da mesa.

Além disso, através da aplicação, os hóspedes com comportamentos responsáveis vão receber pontos que permitem o acesso a um conjunto de recompensas, como experiências ou produtos sustentáveis, descontos em refeições e estadias. Os hóspedes podem ainda receber dicas e sugestões de melhoria, convidar amigos ou participar em competições de sustentabilidade.

Importa referir que a Nøytrall vai ser lançada em breve para iOS e para Android e que foi uma das vencedoras da sexta edição do Programa de Aceleração Discoveries, uma competição da Fábrica de Startups para startups tecnológicas ligadas ao setor do Turismo.