fbpx

Agência Espacial Europeia tem 125 mil euros para apoiar projetos portugueses

Há um novo programa para apoiar empresas e institutos de investigação portugueses que estejam interessados em transferir tecnologia espacial para a criação de novos produtos ao serviço da Terra: o Spark 4 Business.

O Spark 4 Business é um programa da Agência Espacial Europeia que vai apoiar cinco projetos que utilizem ativos espaciais, como Comunicações por Satélite, Navegação por Satélite ou Observação da Terra, para desenvolver novos produtos ou serviços para mercados terrestres, como a saúde, transportes, energia, agricultura, ambiente ou segurança.

Nesse sentido, o Instituto Pedro Nunes, coordenador do ESA Space Solutions Portugal, já está a aceitar inscrições, sendo que a primeira fase de candidaturas decorre até 2 de junho e a segunda até 2 de novembro. As inscrições podem ser submetidas neste site.

Mas quem é elegível e quais são os benefícios? Podem candidatar-se empresas portuguesas, empresas espaciais ou não espaciais, incluindo Pequenas e Médias Empresas, e também instituições académicas e de investigação.

Já no que respeita aos benefícios, cada projeto receberá um financiamento máximo de até 25 mil euros e apoio do Instituto Pedro Nunes, durante seis meses, no estudo da viabilidade financeira e técnica do produto ou serviço desenvolvido. Além disso, as empresas selecionadas vão ainda usufruir de um relacionamento direto com a Agência Espacial Europeia, o que irá fortalecer o seu modelo de negócio e a sua componente técnica e espacial. Por fim, importa ainda referir que o Spark 4 Business abre também portas para a participação futura noutros programas da Agência.

Já foram muitas as startups apoiadas pelo Spark 4 Business. Entre os casos de sucesso está, por exemplo, a startup Matereo, que recorre a dados de satélite para a monitorização remota de estruturas de engenharia civil, e a Connect Robotics, que criou um sistema de entrega de encomendas por drones.

Em 2014, o Instituto Pedro Nunes tornou-se o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia, entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela Agência: o ESA Business Incubation Centre, o ESA Technology Broker e o ESA Business Application Ambassador Platform.