
A comunicação bem sucedida de uma empresa provoca um retorno positivo com base na perceção que o público faz do seu produto. Tanto ao nível interno como externo é algo que deve ser valorizado e merecer uma atenção contínua.
Por norma são sete os ingredientes que recomendo ativar para criar uma boa história:
- Inovadora;
- Humor;
- Bom timing;
- Canais adequados;
- Credível;
- Emocional;
- Simples.
Por outro lado identifico seis erros que devem ser evitados na comunicação nos negócios:
- Apatia: ser empático e confiante na comunicação com o(s) outro(s);
- Impaciência: devemos apostar numa postura sábia e serena;
- Incoerência: o discurso deve ser coerente com as ideias e valores;
- Insegurança: controlar a comunicação e ter um discurso assertivo;
- Falta de foco: discurso objetivo, claro e apelativo;
- Ignorância: conhecer detalhada e profundamente o assunto.
Devemos ter então em consideração os seguintes aspetos nos atos e dinâmicas comunicacionais:
- Novidade: algo atual e com interesse;
- Significativo: algo próximo e com que o público se identifique;
- Amplitude: deve envolver ou afetar o maior número de pessoas;
- Clareza: ideias simples são mais fáceis de explicar;
- Inesperado: é preciso surpreender o público;
- Personalização: deverão ter interesse humano.