A Comunicação nos Negócios

A comunicação bem sucedida de uma empresa provoca um retorno positivo com base na perceção que o público faz do seu produto. Tanto ao nível interno como externo é algo que deve ser valorizado e merecer uma atenção contínua.

Por norma são sete os ingredientes que recomendo ativar para criar uma boa história:

  • Inovadora;
  • Humor;
  • Bom timing;
  • Canais adequados;
  • Credível;
  • Emocional;
  • Simples.

 

Por outro lado identifico seis erros que devem ser evitados na comunicação nos negócios:

  • Apatia: ser empático e confiante na comunicação com o(s) outro(s);
  • Impaciência: devemos apostar numa postura sábia e serena;
  • Incoerência: o discurso deve ser coerente com as ideias e valores;
  • Insegurança: controlar a comunicação e ter um discurso assertivo;
  • Falta de foco: discurso objetivo, claro e apelativo;
  • Ignorância: conhecer detalhada e profundamente o assunto.

 

Devemos ter então em consideração os seguintes aspetos nos atos e dinâmicas comunicacionais:

  • Novidade: algo atual e com interesse;
  • Significativo: algo próximo e com que o público se identifique;
  • Amplitude: deve envolver ou afetar o maior número de pessoas;
  • Clareza: ideias simples são mais fáceis de explicar;
  • Inesperado: é preciso surpreender o público;
  • Personalização: deverão ter interesse humano.